17/10/22 - 21:01:16

Professora de dança Tatiyo Suzuki recebe homenagem da Câmara de Curitiba

Texto: Mayumi Seto


 

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu sessão solene, nesta quinta, dia 13 de outubro de 2022, em homenagem à professora de dança tradicional japonesa Hanayagui Riyutita. A proposição foi uma iniciativa do vereador Nori Seto, aprovada com unanimidade dos votos pelo plenário do Legislativo, na sessão do dia 14 de setembro.

A Senhora Tatiyo Suzuki nasceu em Hokkaido, no Japão, e emigrou para o Brasil, para acompanhar seu esposo, o Senhor Kinoshita. Mesmo morando no Brasil, a distância não a impediu de se dedicar, de corpo e alma, ao estudo da dança clássica japonesa, o “nihon buyô”, que é a beleza em movimento. Este estilo, criado há mais de 400 anos, incorpora elementos nipônicos tradicionais, e é muito apreciado no Japão.  Após anos de estudos e treinamentos, sob a orientação da professora Hanayagui Kinriyu, em 1979, ela recebeu o diploma de “Natori” e o nome artístico de “Hanayagui Ryutita”.

Ao se tornar integrante da escola do grupo Hanayagui, obteve permissão para ministrar aulas de dança clássica japonesa. Consciente de que a vida é um aprendizado constante, desde que se tornou professora, ela continua se aprimorando, através de treinamentos.

Em Curitiba, a história da professora Hanayagui Ryutita inicia no final de 1990. Nessa época, ela vinha de ônibus de São Paulo, ficava hospedada, por vários meses, no alojamento da Casa do Estudante Nipo-Brasileiro de Curitiba (Cenibra) e ministrava aulas de dança no subsolo do Bunkyo. 

Posteriormente, as aulas passaram a ser ministradas no salão de tênis de mesa do Nikkei Curitiba. E somente alguns anos depois, o Departamento de Odori ganhou uma sala grande e com espelhos para os treinamentos lá no Nikkei.

Além de ensinar a dança, a professora Hanayagui Ryutita veste as alunas, instrui sobre o uso dos trajes típicos (os quimonos) e detalhes das vestimentas, que são pontos importantíssimos para uma boa apresentação.

A dança tradicional revela a cultura, a história, os valores, os princípios, a tradição e a musicalidade nipônica, permitindo que o público se emocione com os diversos sentimentos que compõe as graciosas apresentações. 

Foram muitas apresentações artísticas que emocionaram o público, como nos tradicionais festivais em Curitiba, o Imin e o Haru Matsuri. As alunas da Sensei também já participaram do “Paraná Gueinosai” e de eventos nos Estados de Santa Catarina, São Paulo, Goiás e em Lima, no Peru, levando, divulgando e enaltecendo a cidade de Curitiba em diversos lugares.

Graças ao aprendizado nas aulas de odori, as alunas, frequentemente, são convidadas para representar a comunidade nipo-brasileira de Curitiba em diversas ocasiões, como na recepção ao imperador Akihito e à imperatriz Michiko, aos membros da família imperial e outras autoridades japonesas, assim como em eventos oficiais do Governo do Paraná e da Prefeitura de Curitiba.

Destaca-se, o Festival Folclórico de Etnias do Paraná, realizado anualmente há 60 anos, no Teatro Guaíra, pois a professora Hanayagui Ryutita teve uma participação ativa nas apresentações dos últimos 30 anos.

“Esta homenagem é um reconhecimento à dedicação da professora Hanayagui Riyutita, que, há 31 anos, tem vindo de São Paulo a Curitiba para ensinar a arte da tradicional dança japonesa. Seus ensinamentos, além de serem inspiração e base para preservação e difusão da cultura nipônica, são também importantes instrumentos que contribuem com a beleza, a riqueza e a diversidade cultural de nossa cidade”, comentou o vereador Nori Seto. 

Ele também destacou que “ao homenagearmos a Sensei, também homenageamos toda a comunidade nipo-brasileira e todos aqueles que apreciam a arte e a cultura em suas mais variadas formas e manifestações. Também homenageamos todas as alunas e praticantes do odori de nossa cidade, do passado e do presente, que sempre treinaram e treinam de forma intensa, pois, sabem que a perfeição só vem com muita dedicação, repetição e treinamento!”

O vereador ressaltou ainda que “fiz questão de citar as alunas, porque acredito que a Sensei esteja muito feliz com a homenagem de hoje. Mas, com certeza, a maior homenagem que ela pode receber é ver o sucesso e o desenvolvimento de suas alunas nas apresentações! Porque, como boa professora, ela sabe que compartilhar conhecimento é o mesmo que manter o seu legado, é plantar uma semente com seu nome no coração de outra pessoa e, com certeza, nesses mais de 30 anos, a Sensei conseguiu plantar essa semente no coração de muitas e muitas pessoas que hoje aplaudem e se emocionam com essa homenagem”.

 

Últimas notícias