Por que só os vivos podem ter diversão, não é? No Japão, em todo o sétimo mês do ano se celebra o Obon ??, um dos maiores feriados do ano no país. Mas o que é Obon? Resumindo, é um saudável evento familiar com um toque sobrenatural. É um feriado para lembrar e celebrar a vida com as pessoas amadas.
A melhor parte? O espírito de nossos ancestrais de muito tempo atrás também podem se juntar a festa. Continue lendo para saber mais sobre o feriado de Obon e como ele é comemorado.
Obon é um feriado tradicional japonês dedicado à família e aos entes queridos do passado. É como se fosse uma mistura do Halloween e o Día de los Muertos (Dia dos Mortos) do México.
As famílias que celebram o Obon geralmente se reúnem em sua cidade natal, visitam os túmulos de seus ancestrais, realizam rituais e participam de festivais. Porém, nem todas as famílias seguem os mesmos costumes.
A data é celebrada de 13 a 15 de agosto na maior parte do Japão, mas algumas regiões celebram em julho, dependendo do calendário delas.

A verdadeira origem do Obon não é totalmente clara, mas tem mais de 500 anos de história de muita tradição budista.
Diz a lenda que, há muito tempo, um discípulo de Buda teve uma visão de sua mãe morta. Ela estava presa no Reino dos Espiritos Famintos (diga-se de passagem: não é um lugar divertido para se estar). Então, ao oferecer comida e bebida, o discípulo libertou o espírito de sua mãe do sofrimento.
Essa história evoluiu lentamente ao longo do tempo e o significado de Obon mudou junto com ela.
Atualmente, o Obon é considerado um feriado em família para celebrar com nossos entes queridos que estão aqui e agora, vestir quimono ou yukata, desfrutar de festivais tradicionais e também comer comida de rua japonesa.
Um conjunto místico de rituais é a base dos festivais e eventos do Obon. Primeiro, verifique os detalhes do ritual e, em seguida, veja onde você pode participar.

Confira o Kyoto Gozan no Okuribi (??????) para ver uma queimada no topo da montanha. Ou veja o Funakko Nagashi (?????) em Iwate. No local, o nome dos mortos são escritos em um papel, que é colocado em um barco, que por sua vez é incendiado no próprio mar.
As danças de Bon Odori são geralmente realizadas em templos, parques ou espaços abertos, onde é montada uma plataforma elevada chamada yagura (?), que desempenha a função de estrutura central da dança. As danças Odori costumam ser fáceis de aprender devido aos seus movimentos simples e repetitivos, mas existem muitas versões diferentes, únicas de cada região e de seu estilo musical tradicional.
É comum ver pessoas vestindo yukata (??), um quimono de algodão leve, utilizado no verão, enquanto aproveitam a atmosfera vibrante do festival, com danças odori, barracas de comida, lanternas e fogos de artifício. Mesmo com o calor intenso, a energia é contagiante, tanto entre os participantes quanto, simbolicamente, entre os ancestrais.
O mais popular destes festivais é o Gujo Odori (?????) na província de Gifu. O festival é centrado em um pequeno grupo de artistas, que realizam uma performance na qual se sentam em uma plataforma elevada no meio da cidade.
É possível desfrutar das 10 tradicionais danças Odori durante a festa, que são realizadas pela cidade entre 20h até o amanhecer. É um espetáculo muito emocionante, de verdade!
Lembre-se de que você estará junto de outras quase 30.000 pessoas. Há chances de estar lotado, então você terá muitas chances de falar japonês.
Fonte: Go Go Nihon